A BEBIDA
DO BRASIL

HISTÓRIA DA CACHAÇA

Falar da história da cachaça é falar da história do Brasil. A bebida, que hoje é símbolo nacional, tem origem humilde e contestações históricas sobre datas e fatos. Todavia, existe um consenso que a cachaça foi criada na primeira metade do século XVI, por volta de 1530, e foi evoluindo juntamento com o próprio país.

Nessa época, nos primórdios do Brasil Colônia, o açúcar era o principal produto de exportação da nossa economia. Naquele tempo, período no qual a escravidão era comum, os escravos eram responsáveis pela lavoura da cana e produção do açúcar. Conta-se que, durante esse processo, o caldo obtido da fervura da cana moída, chamado de “cagaça”, fermentava naturalmente devido às mudanças de temperatura.

Nessa versão da história, fala-se que a “cagaça” evaporava e condensava, formando pequenos pingos da bebida nos tetos dos engenhos. Inclusive, o uso da palavra “pinga” para se referir à cachaça teria surgido por essa razão.

história da cachaça

Em outra versão, o historiador Luís da Câmara Cascudo, autor do livro “Prelúdio da Cachaça”, diz que foram os portugueses que usaram técnicas de destilação aprendidas com os árabes para produzir a cachaça no Brasil, também por volta de 1530.

Independente da versão factual, a popularidade da bebida rapidamente se espalhou pelo país e, posterior, conquistou prêmios e ganhou reconhecimento ao redor do mundo.

A Encomenda Real respeita e admira a história dessa bebida e, mesmo que usando técnicas melhoradas pela tecnologia, acompanha e preza pela tradição centenária da cachaça de alambique.